A LENDA
Diz a lenda que no dia 29 de dezembro de um ano qualquer, São Pantaleão, vestido de andarilho, perambulava por um vilarejo na Itália.
Com bastante fome, São Pantaleão bateu à porta de uma casa e pediu comida. A família, que era grande e pobre, não tinha muito o que comer. Apesar disso, eles dividiram o seu gnocchi com o andarilho, cabendo a cada um sete massinhas de batata.
São Pantaleão comeu, agradeceu a acolhida e foi embora. Quando a família foi recolher os pratos, descobriu que embaixo de cada um havia bastante dinheiro. Por isso, o dia 29 de cada mês ficou conhecido como o dia do Gnocchi da Fortuna ou da Sorte.
O ritual desse dia consiste em colocar dinheiro embaixo do prato, comer os primeiros sete pedacinhos da massa em pé, fazer um pedido para cada um deles e depois, comer à vontade.
Aliada à atual crise mundial resolvi que seria uma boa oportunidade de comemorar esse dia e, diante da dúvida sobre a economia norte-americana, resolvi apostar no Euro!
A RECEITA
Em junho, aproveitando o friozinho da Serra Gaúcha, passei um fim de semana no Villa Europa em Bento Gonçalves. Em meio aos vinhedos da Miolo, pude apreciar a cozinha franco-italiana do Restaurante Leopoldina, cujo cardápio é assinado pelo Chef Philippe Remondeau - renomado Chef responsável pelo Restaurante Francês Chez Phellipe, em Porto Alegre.
Comprei essa semana o livro do Remondeau e vi que tinha a receita do "Gnocci de Pommes de Terre Douce" ou Gnocchi de Batata Doce que experimentei na ocasião e que fiquei encantada. Sendo assim, aproveito o dia do Gnocchi da Fortuna para dividir essa receita com vocês!
Gnocchi de Batata Doce ao Gratin de Gorgonzola
Para o Gnocchi
Ingredientes:
1/2 kg de batata doce
125 ml de leite integral
100 g de manteiga
200 g de farinha de trigo
2 ovos
5 g de sal
Pimenta do reino moída na hora à gosto
Modo de Preparo:
Descasque as batatas e coloque-as para cozinhar em água e sal. Esprema-as como um purê.
Ferva o leite com a manteiga e o sal. Incorpore a farinha de trigo e deixe secar no fogo, mexendo sempre. Adicione os ovos um a uma e o purê de batatas. Tempere com a pimenta moída na hora. Modele os gnocchis e reserve.
Em uma panela com água fervente, coloque a massa para cozinhar por 2 minutos ou até que as bolinhas emerjam à superfície. Coloque-as em um prato, cubra-as com o molho de gorgonzola e, com a ajuda de um maçarico, faça o "gratin".
Para o Molho
Ingredientes:
1 pote de 350 g de nata (ou creme de leite fresco)
Queijo gorgonzola à gosto
Maizena misturada em um pouco de leite
Noz-moscada à gosto
Maizena misturada em um pouco de leite
Noz-moscada à gosto
Modo de Preparo:
Coloque a nata para ferver. Acrescente o queijo amassado e misture. Coloque a maizena misturada ao leite e ferva por alguns instantes. Tempere com a noz-moscada e sirva.
Fonte: A receita do gnhocci foi retirada do livro Gastronomia Francesa de Philippe Remondeau.
6 comentários:
Da pra mandar já com o dinheiro de colcoar me baixo? Se possivel, em euro...
Quando vejo gnocchi, e ainda com o queijo gorgonzola, é bom demais.Vou tentar fazer.
Edilia
Esse gnocchi esta bem apresentado e com um aspecto delicioso..adorei...prazer em conhecer. :)
Olá Adorei seu blogg !!
MAis uma advogada no mundo!! que ama cozinhar eu me formei a 7 meses agora estou estudando pra ordem mais nao consigo deixar o meu blogg asim que arrumo tempo la estou eu !!
rsrrs
mais parabens
!!!!
tudo de bomm
me visite qq hora dessas!!
beijos
Adorei a receita! :)
chefgugarocha@hotmail.com
Oi querida...adorei seu blog...passa no meu que tem um mimo pra vc...bjusss
Postar um comentário