31 de ago. de 2008

Sábado de Acerolas... e uma Musse!!!!


Resolvido que no domingo faria um arrumadinho de fumeiro fui toda contente ao supermercado, lotado de um sábado pela manhã, comprar alguns legumes que faltavam para a completa confecção do tal arrumadinho.

Meus olhos brilharam quando vi, ali, na prateleira de frutas exóticas, em diversos tons de um lindo vermelho, "paradinhas" em uma bandeijinha branca, elas... as acerolas!





Que saudade que tenho de algumas frutas do norte e nordeste... acerola, pitanga, umbu, graviola, mangaba, cajá, cajú, jambo... (suspiro)... aqui em Porto Alegre raramente encontro polpa dessas frutas... aliás, só encontro "uma vez na vida e outra na morte" a polpa de acerola... talvez seja por isso que elas estavam na prateleira de frutas exóticas... tudo bem que aqui tenho aos montes morango, blueberry (mirtilo) e framboesa, coisa que em Salvador, só se encontra na Perini, em algumas épocas do ano...Enfim, as acerolinhas estavam ali, lindas para serem consumidas na hora. Peguei a bandeijinha e me assutei com o preço: R$ 20,00!!!!!!! Que horror! Acerola é tão baratinho em Salvador... uma bandeijinha dessas não sairia por mais de que 5 pila!!!!! Mas o que a saudade faz com agente!!!! Comprei a bandeijinha de acerolas!

No trajeto para casa matutei inúmeras coisas para fazer com as pequeninas: comê-las geladinhas in natura, mais um suco de vitamina C total composto de acerola com laranja (a acerola contém entre 40% e 80% mais vitamina C do que a laranja) e mais uma geléia de acerola! Ledo engano: a bandeijinha era uma bandeijinha messsssmo! Não daria para fazer tantas coisitas com as acerolitas!!!!



Ao chegar em casa dei boas risadas! A bandeijinha vinha com uma sugestão de receita! Pensei: "será que as pessoas não sabem o que se poderia fazer com acerolas????" Fui ler a tal da receita e vi que era de uma musse! Hummm, interessante! Parei de rir... pensei: "Que bom que veio a receitinha com a bandeijinha, assim experimento essa musse diferente". Já que se eu fizesse uma musse, utilizaria a receita da musse de maracujá, apenas substituindo a fruta... e as receitas que tenho são diferentes desta!



Então, além de comer algumas rubras acerolinhas fiz uma musse para comemorar meu achado!


Musse de Acerola

Ingredientes: (para 8 porções)

1 envelope de gelatina sem sabor incolor
350 g de acerolas
1 caixinha de leite condensado
2 xícaras (chá) de iogurte natural
1 e 1/2 xícara (chá) de água
1 e 1/2 xícara (chá) de creme de leite fresco

Modo de Preparo:

Dissolva a gelatina de acordo com as instruções da embalagem e reserve.
Lave as acerolas e retire as sementes. Bata-as no liquidificador com a água, o leite condensado e o iogurte, até obter uma mistura homogênea.
Adicione a gelatina previamente dissolvida e bata por mais 2 minutos. Transfira para uma tigela e reserve. Bata o ceme de leite na batedeira até obter um chantilly. Incorpore-o ao creme preparado, mexendo delicadamente. Distribua o creme em 8 taças individuais e leve à geladeira por 3 horas, ou até ficar firme.
Fonte: frutas Luma

9 comentários:

laila radice disse...

q cara a bandejinha..menina...mas enfim, parece q valeu pela mousse...bjs

A União Faz a Vida disse...

Bandeja de acerola em Porto Alegre? Onde u conseguiu esse milagre?
Linda mousse!

Michelle Carnaúba (Cherry) disse...

Oi Tatula!
Sabe que me lembrei de vc quando vi a receita da musse? Pois é! Acompanhei seus posts sobre musses e na hora me veio à cabeça: "Hummm, o que a Tatula, expert em musses, mudaria aqui..." De verdade!!!! :)
Achei no Bourbon Country... talvez seja por isso o preço salgadinho!
Bjos

Anônimo disse...

Delicioso pressentimento...

Essa mousse deve ser uma loucura!!

Depois mando receitas...

beijinhos

leonor

Os Olhos de Alice disse...

Estamos em sintonia
tenho acerola e caju na minha cozinha
comprei no Mercado Publico, banca 11
bjs

Anônimo disse...

Michelle

Bem que poderia haver um sistema de escambo entree n´so. Eu mando as frutas de 5 pilas e vc me manda o resultado final....

hahahaha

bjus

Cesar

Glau disse...

Michelle, menina que cara esta bandeijinha de acerolas! mas eu também não passo vontade..

Linda sua musse!
Bjos, Glau

carmencita disse...

E olhe que deu uma bela de uma mousse, por aquí"SAMPA" não tenho visto frescas só congelada, que gosto de bater no liquidificador com suco de laranja e cenoura também fica uma delícia.Bjss

Agdah disse...

Nem fale em Perini, nem fale em frutas de estação,, nem fale em Salvador... que eu fico morta de saudades.