17 de ago. de 2008

Picadinho do Presidente - Chef Roberta Sudbrack

Apesar da feijoada ser a comida brasileira mais conhecida fora do Brasil, um picadinho tem lá seu lugar!

Em um domingão, servido com uma farofinha de manteiga, uma banana à milanesa e um ovo frito... ui! Que délis!!!! Esse picadinho que fiz é conhecido como "o picadinho do Presidente". Isso se deve ao fato de ser uma receita da Chef gaúcha Roberta Sudbrack, a qual comandou a cozinha do Palácio do Planalto durante o mandato do Presidente Fernando Henrique Cardoso. Dizem que o Presidente adorava esse picadinho...

Ingredientes:
(para 8 porções)

1,5 Kg de filé mignon
8 colheres (sopa) de manteiga sem sal
8 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
6 tomates sem pele e sem sementes, cortados em cubos
60ml de tomates tipo italiano passados na peneira
1 litro de demi-glacê (comprei pronto de um fornecedor daqui de Porto Alegre - ver a receita de demi-glacê da Roberta Sudbrack aqui!)
Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto






Modo de Preparo:

Corte o filé em cubos pequenos. Refogue numa panela com a manteiga e o azeite até dourarem. Tempere com sal e pimenta. Retire e reserve.

Na mesma panela, refogue a cebola e o alho. Adicione o tomate em cubos e a carne já preparada. Refogue um pouco mais, junte o tomate peneirado e o caldo de carne aquecido, deixe cozinhar em
fogo médio até encorpar.

Super fácil, né? O que dá trabalho é o demi-glacê. Sirva com farofa de manteiga, arroz branco, ovo frito e banana à milanesa (receita da banana aqui).

7 comentários:

Os Olhos de Alice disse...

adoro esta comidinha caseira
maravilha
bjs

edinha disse...

Deve ser uma delícia
Beijinho

Fabi disse...

Oi Michele! Vim retribuir sua visita e adorei o seu blog! As fotos do picadinho estão simplesmente lindas! O picadinho é bem tradicional do Brasil e podemos encontrar diversas formas de fazê-lo. O seu ficou maravilhoso! Beijos!

Eli disse...

Ulalá que maravilha de comidinha!? Amei!!

carmencita disse...

Maravilhoso, e eu comeria essa banana de sobremesa.Perfeito.Bjss

PimientayChocolate disse...

siempre que vamos a Brasil, es parte de nuestro menu, loque mas me gusta y puedo comer sin parar son las bananas fritas, una delicia.

unbesote y gracias por compartir, daniela

Unknown disse...

Michelle achei muito interessante seu blog. PArabéns ! Criei um blog de receitas tbm, sou novo nesta área virtual, mas vou atender aos pedidos de amigos e alunos. Se quiser pode dar uma passadinha ele vai contar no próximo ano com uma boa estruturA. http://cozinharpraticomer.blogspot.com