3 de ago. de 2008

1º de Agosto: Dia da Suíça e para mim, dia da Batata Rösti!!!!



Assim como comemoramos o nosso 7 de setembro, a Suíça ou Confederação Helvética, tem como o dia nacional o 1º de agosto.




Não que eu tenha alguma descendência Suíça, mas achei a data uma excelente desculpa para fazer a batata suíça ou batata rösti, prato típico da parte alemã desse país, que há tempos li a receita no blog da Carmencita e estava louca para fazer!






A receita que fiz é a mesma da minha amiga blogueira, sendo que a única diferença é que acrescentei pimenta-do-reino.





Batata Rösti Com Recheio à Napolitana




Ingredientes:
4 batatas grandes
1 fatia de bacon
Queijo mussarela em fatias
Presunto em fatias
Requeijão cremoso (tipo Catupiry)
1/2 tomate cortado em fatias finas
Orégano a gosto
Pimenta-do-reino moída na hora à gosto
Azeite de oliva





Modo de Preparo:
Coloque as batatas descascadas em uma panela com água no fogo. Após a fervura, conte 7 minutos e retire-as. Espere esfriar um pouco, embrulhe-as em papel alumínio e leve-as à geladeira até que estejam bem frias. Passe as batatas em ralo grosso.
Frite 1 tira de bacon. Tire o excesso de óleo e reserve.
Separe um pequeno bowl com água e sal que servirá para facilitar o manuseio da batata e salgá-la ao mesmo tempo. Em um outro bowl coloque as fatias finas de tomate, azeite de oliva, sal, orégano e pimenta-do-reino.
Unte uma omeleteira de 16 cm de diâmetro com manteiga.
Molhando a mãos no bowl com a água salgada, faça a camada base de batata, cobrindo o fundo da omeleteira. Coloque fatias de mussarela, presunto, tomate com orégano, pedacinhos de bacon e requeijão, deixando as bordas livres. Coloque por cima mais presunto e mais mussarela, deixando a batata bem recheada. Cubra a camada de recheio com outra camada base de batata, lembrando de molhar as mãos no bowl com água salgada e prensando levemente a camada base de batata. Leve ao fogo, regando com um fio de azeite, até que a batata esteja dourada dos dois lados.

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi, Michelle tudo bom?
Nossa, fiquei feliz que tenhas gostado. Parabéns amiga, e teu ficou melhor que o meu.
Essa sua apresentação com a bandeirinha da Suiça, ficou show.Sabe que me deu até vontade de fazer de novo he!he!Bjss

Camila Marinho disse...

Oi Michelle, vim conhecer seu blog e amei!!! Vou voltar aqui mais vezes. E essas receitinhas... hummmmmm... tudo de bom. Bjos

Camila