19 de jul. de 2008

Fundo de Legumes



Utilizo esse fundo de legumes como base para risotos.
Rende aproximadamente 1 l.





Ingredientes:
1,5 l de água
200 g de salsão (aipo)
3 cenouras cortadas ao meio
1 cebola grande (ou 2 pequenas) cortada em quatro partes
1 sachet d' épices (2 dentes de alho, 1 folha de louro, 2 cravos da índia e 8 grãos de pimenta do reino partidos)


O sachet d´épices é tipo um saquinho de chá feito com gaze e amarrado com barbante, contendo ervas e especiarias. Normalmente contém folha de louro, pimenta-do-reino em grão, talos de salsa e talos de tomilho. Não se utilizam as folhas para não amargar o fundo. Pode-se ainda acrescentar cravo-da-índia e alho. Na realidade, a combinação é infinita, alterando o aroma de acordo com as especiarias escolhidas.


Modo de Preparo:

Coloque em uma panela a água, a cenoura, a cebola e o salsão. Deixe ferver por aproximadamente 1 hora em fogo brando e com a penela destampada. Nos últimos 20 minutos, coloque o sachet d´épices. Esses ingredientes são colocados no final para que permaneça o aroma no caldo, caso contrário, com a cocção lenta e prolongada, esses ingredientes perdem a característica de aromatizar e dar sabor. Durante a cocção retire com a ajuda de uma espumadeira as impurezas que ficarem na superfície. Coe e utilize.

2 comentários:

carmencita disse...

Excelente dica, para termos o nosso e não comprar pronto, com gordura vegetal.Vou fazer colocar em forminhas de gelo congelar, depois por em saquinho, datar e qdo quizer fazer meu risoto,ou outra preparação que necessite o caldo ter sempre a mão.Bjss

Ziza disse...

Puxa, que blog lindo: receitas deliciosas e fotos ótimas. Cheguei aqui pelo Para Cozinhar. Parabéns!