2 de jul. de 2008

Bolo Mármore com Glacê de Minuto

Com esse friozinho de Porto Alegre, dá uma baita vontade de comer coisinhas... para falar a verdade, coisinhas calóricas... como adoro bolo mármore ou, bolo mesclado para alguns, resolvi unir o útil ao agradável.


Com exceção de bolo de fubá, para mim, bolo que é bolo tem que ter uma coberturazinha, nem que seja uma coisinha boba para agregar um sabor. Então, resolvi colocar como cobertura a facílima e rápida "Glacê de Minuto" da Gaby (Gaby é minha mãe)!!!!

Ingredientes:
4 ovos
1 pitada de sal
1 e ½ xícara (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de leite
100g de manteiga em temperatura ambiente 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
½ colher (chá) de essência de baunilha
2 colheres (sopa) de chocolate em pó
Manteiga e farinha de trigo para untar

Modo de preparo:
Bata com a batedeira as claras em neve com o sal. Junte as gemas, o açúcar, o leite, a manteiga e bata só o suficiente para misturar. Por último, acrescente a farinha de trigo e o fermento e misture sem bater.


Obs: Não fiz nessa ordem. Para a mim a massa fica mais fofa na seqüência a seguir: bati as gemas com o açúcar, o leite e a manteiga. Acrescentei a farinha de trigo misturada ao fermento (ambos peneirados), misturando com uma colher de pau. Por último, agreguei as claras em neve, misturando delicadamente.


Divida a massa em duas partes: junte a baunilha em uma delas e o chocolate à outra.
Unte com manteiga e polvilhe com farinha de trigo uma fôrma de bolo inglês de 25 cm x 15 cm. Coloque a massa branca e, por cima, a com chocolate. Não misture, deixe as massas se misturarem sozinhas.
Leve ao forno pré-aquecido a 160ºC e asse por cerca de 30 minutos ou até que enfiando um palito, este saia bem sequinho no centro. Retire do forno e desenforme depois de frio.


Glacê de Minuto:

Ingredientes:
1 xícara )chá) de açúcar
½ xícara (chá) de Nescau
3 colheres (sopa) de manteiga
¼ xícara (chá) de leite
1 colher (café) de açúcar vanile

Modo de preparo:
Leve todos os ingredientes ao fogo mexendo sempre até começar a ferver. Assim que levantar fervura pare de misturar e deixe no fogo por 1 minuto. Deixe amornar e despeje sobre o bolo.

Fonte: Bolo Mármore: As Doceiras de Carla Pernambuco e Carolina Brandão. Glacê de Minuto: Caderno de Receitas de Gabriela Medeiros (Receita da Gaby).

2 comentários:

Maíra disse...

que calda deliciiioooosa!!!!!
acabei de fazer *-*

ADRIANA disse...

uhm deve ficar uma delicia este bolo, tou indo agora fazer um hehehe obrigada por compartilhar amiga, bjs
http://adrianacrochesebordadosemgeral.blogspot.com/