10 de jul. de 2008

Batata Gratinada

Essa maravilha de batata gratinada me foi ensinada por Tia Mariazinha Branco, ex-sogra e uma pessoa muito querida.



É uma receita prática e muito saborosa. É par constante de carnes e assados em geral, aqui em casa.









Ingredientes: (para ramequin de 15 cm de diâmetro)

4 batatas grandes do tipo inglesa, cortadas em rodelas bem finas (em lâminas - se consegue com a ajuda do cortador de legumes)
150g de nata ou 1 caixinha de creme de leite (faço sempre com nata light*)
1/2 copo de requeijão cremoso*
1/2 cubo de caldo de legumes ou caldo de carne (de acordo com a preferência e o prato principal)
100 ml de água
Queijo ralado à gosto
* Uso o light para doer menos a consciência!





Modo de Preparo:

Coloque o cubo do caldo de sua preferência para dissolver na água quente. Coloque sobre as batatas cortadas em rodelas bem finas (quanto mais finas, melhor) e deixe descansando por mais ou menos 20 minutos para pegar sabor. Enquanto isso, misture a nata (ou creme de leite) com o requeijão cremoso.
Faça a montagem do refratário untado:
1ª camada - batatas
2ª camada - mistura de nata com requeijão cremoso
3ª camada - caldo em que ficou a batata
4ª camada - queijo ralado
Repita as camadas de acordo com o tamanho do refratário. Uma observação se torna importante: deve-se utilizar um refratário um pouco alto e não deve-se completá-lo até a borda com as camadas, já que ainda irá ao forno e o que não se deseja é um forno completamente sujo para limpar após a refeição.
Leve ao forno pré-aquecido a 200ºC até que o caldo seque um pouco e a batata fique cozida (pode espetar um garfo para verificar). Primeiramente cubro o ramequin com papel laminado e na metade do cozimento retiro o papel para pegar o tom dourado. O caldo fica um pouco líquido e à medida que vai esfriando, o caldo vai engrossando (não dá para comer assim que sai do forno devido à elevada temperatura).

Um comentário:

carmencita disse...

Eu também aprendí a fazer muitas delícias com a minha ex-sogra, também postei uma receita dela.Essa de batatas é realmente maravilhosa.Anotei.Bjss