7 de mai de 2008

Almoço para a Fê


A Fê, uma amiga gaúcha muito querida, está de mudança para a Romênia e resolvi chamá-la para almoçar aqui em casa para colocarmos o papo em dia.

O Menu:

Quiche de cebola
Salada de alface, mini rúcula e tomate cereja
Filé ao molho madeira
Arroz de brócolis
Sobremesa: Creme gelado de bis


Tenho que admitir que a receita de filé não foi a das melhores, apesar de que, minha mãe que estava presente no almoço, disse que estava bom. Então, estou à procura de uma boa receita de filé ao molho madeira para substituir a minha. Se alguém tiver uma boa, pode mandar para cá! Em compensação, a quiche de cebola ficou uma delícia!!!!


Quiche de cebola

Ingredientes:
Para a massa:
200 g de farinha de trigo
1 colher (chá) de sal
100 g de manteiga em temperatura ambiente
1 ovo
50 ml de água gelada



Para o recheio:
2 cebolas grandes raladas
50 g de manteiga
1 colher (sopa) de açúcar
20 g de creme de cebola peneirado
50 ml de água
3 ovos
1/2 xícara (chá) de nata
50 ml de leite
50 g de queijo qruyére ralado

Modo de preparo:

Massa:
Misture a farinha peneirada com o sal. Coloque a manteiga e trabalhe a mistura até obter uma farofa. Acrescente o ovo e continue trabalhando para dar a liga. Adicione água gelada aos poucos até obter uma massa homogênea.
Leve a massa á geladeira, enrolada com filme plástico, por 30 minutos. Após esse período, retire a massa da geladeira, forre uma forma com fundo removível aro 23 cm e fure o fundo e laterais com um garfo. Cubra com papel manteiga e coloque ums caroços de feijão para que a massa não se espanda no forno. Leve ao forno pré-aquecido por 15 minutos.

Recheio:
Em uma frigideira, em fogo baixo, coloque a manteiga e refoque a cebola ralada. Acrescente o açúcar, misture e deixe a cebola dourar um pouco. Junte o creme de cebola e misture. Acrescente a água, formando um creme. Tire do fogo. reserve.
Bata os ovos com o fuet. Junte a nata, o leite e o queijo.
Cubra a massa pré-assada com o creme de cebola e depois com o creme de nata. asse por aproximadamente 25 minutos ou até que o recheio esteja dourado.
Decorei a quiche com um ramo de orégano fresco.
Fonte: Com adaptações a partir de: CURI, Solange Kamyle. Cozinhando em casa: tortas e quiches. Abrigo, 2007.

Nenhum comentário: