11 de abr de 2010

Bacalhau à Gomes de Sá: simples, fácil e gostoso!


Em algum post anterior, já comentei minha origem luso-brasileira...
O bacalhau sempre foi parte integrante dos nossos almoços em família e, não somente, na Páscoa ou no Natal. Mas, após o casamento, ao sair da casa de Gaby, não tinha preparado nenhuma receita de bacalhau, ainda que quando venha me visitar, Gaby o faça, ou melhor, ensine a minha funcionária como fazer!

Passada a Páscoa, fazendo a feira da semana no hortifruti, vi um lindo lombo de bacalhau e fiquei com vontade de comer um Bacalhau à Gomes de Sá  (mesmo que qualquer receita de bacalhau me apeteça!). Decidi preparar essa receita, em execelente companhia, tomando um delicoso pinot noir - sim, prefiro os tintos e, um bom vinho pinot noir (e não "pinot no água") fica excelente com bacalhau!

De acordo com o "Roteiro Gastronómico de Portugal" essa receita de Bacalhau à Gomes de Sá foi criada por um comerciante de bacalhau na cidade do Porto. Os ingredientes e o modo de preparo são quase idênticos ao sempre preparados em casa da minha avó e da minha mãe, porém, lá, a receita era feita "no olho" e, para postar aqui pesquisei a quantidade certinha para facilitar. Verdade seja dita: ainda que você compre o bacalhau salgado e tenha que dessalgá-lo - como eu fiz - essa receita é simples, fácil e gostosa! E, de acordo com o Dudu, ficou irretocável!
Para acompanhar: como em terras lusitanas, apenas pão!!!!





BACALHAU À GOMES DE SÁ

Ingredientes: (4 pessoas)


600g de bacalhau do porto dessalgado e desfiado em lascas grandes (não é desfiado pequeno e, sim, em lascas) - Gosto de colocar bastante bacalhau...não gosto daqueles pratos com pouco bacalhau e cheio de batatas - O "Batatalhau"! 
5 xícaras (chá) de leite quente
500g de batatas em rodelas (as cozinhei na água de cozimento do bacalhau)
1 e 1/2 xícara (chá) de azeite de oliva extra-virgem (Português, claro!)
1 dente de alho em lâminas
2 cebolas em rodelas finas
2 ovos cozidos e cortados em rodelas
Azeitonas pretas portuguesas
Salsa picada à gosto
Sal e pimenta do reino moída na hora à gosto



Modo de Preparo:

Depois de dessalgado, cozinhe as lascas de bacalhau em fogo brando por 5 minutos, sem deixar ferver. Depois disso, tampe e abafe por 20 minutos. Após esse período, escorra e coloque as lascas de bacalhau em um recipiente e cuba com leite quente. Deixe reservado no leite por um período de 1 hora e meia a 3 horas.
Doure ligeiramente as cebolas e o alho no azeite. Acrescente as batatas e, depois, o bacalhau, porém, sem deixar refogar (coloco bastante azeite). Tempere com sal e a pimenta. Coloque em um refratário e leve ao forno durante 10 minutos. Retire do forno, acrescente as azeitonas, os ovos cozidos e salpique a salsa.

Bom apetite!

Um comentário:

Yula disse...

Oi, Mi!
Eu AMO bacalhau e vou pedir pro Cao fazer esse prá mim! Ele é bem melhor na cozinha do que moi! Depois te conto.