27 de out. de 2008

Intercâmbio Culinário: Bolo de Mel de Almeirim


Andei meio sumida do blog...a correria do dia-a-dia, principalmente os estudos, fizeram me dedicar menos à cozinha, que tanto gosto, nesses quase dois meses de ausência.

Para o "retorno ao fogão", nada mais prazeroso do que postar um desafio do Intercâmbio Culinário: primeiramente porquê a idéia de troca de receitas entre blogueiras do Brasil e de Portugal me pareceu muito divertida e saborosa e, em segundo, por ser eu, brasileira naturalizada portuguesa, filha de portuguesa e criada sob a influência da majestosa gastronomia lusitana, pude recordar, com esse desafio, os bons momentos que passei na cozinha da minha querida e inesquecível avó!





Quando a Leonor, do Blog Flagrante Delícia, me convidou para participar do desafio, fiquei super contente. Agradeço a Leonor, pelo convite e por ter compartilhado comigo uma receita de família que, acima de tudo, é muito saborosa!






Bolo de Mel de Almeirim

Ingredientes:
1/2 chávena de mel
1 e 1/2 chávena de farinha de trigo
1 colher (chá) de canela
1/2 chávena de azeite
1 chávena de açúcar
7 ovos
Raspas de limão


Modo de Preparo:
Pré-aquecer o forno a 180º C.
Misturar o mel, o azeite, as gemas, a farinha, a canela e as raspas de limão.
Bater as claras em castelo e juntar o açúcar, batendo até suspiro. Incorporar com cuidado a massa. Levar ao forno até que esteja cozido.

Observação de 'Sabores de Iaiá':
O Bolo de Almeirim é muito saboroso e, diferentemente do que me pareceu quando estava fazendo a receita, não é muito doce. Fica com a textura de um pão-de-ló, muito fofinho e excelente para acompanhar um delicioso chá . Para uma porção inteira, utilizar uma fôrma nº 24.
Para quem não tem muito contato com a culinária portuguesa, chávena é o mesmo que xícara.



8 comentários:

Leonor de Sousa Bastos disse...

Olá Michelle!!!

Fico muito contente que tenha gostado do bolo e super orgulhosa de o poder ver aqui, no seu cantinho!:)
Mais uma vez, as minhas desculpas se houve algo que lhe tivesse soado mal na minha receita.
A verdade é que fica super linda e super boa, excluindo o meu pequeno problema com a massa!
Obrigada por ter participado comigo!!!
Espero que possamos entrar em mais desafios juntas!...seria um prazer!

(não imagina a polémica que criaram os éclairs do Pierre Hermé (considerado o melhor pasteleiro do mundo) no desafio dos daring bakers!...é que, às vezes, basta uma pequena omissão ou engano para falsear o resultado de uma receita!)

...não queria mesmo que levasse a mal!...


Beijinho!

Mari disse...

Oi Michelle!
É a primeira vez que venho ao teu blog, fiquei encantada com o capricho da apresentação da tua receita... ai que coisa mais linda!
Aliás, todas as tuas receitas são maravilhosas, você está de parabéns... voltarei sempre aqui!
Beijoss!!

Unknown disse...

Michelle,

obrigada pela participação!
Já está no nosso blog a sua receita maravilhosa e linda.
Bjs e obrigada.
Nana

Claudia Lima disse...

O bolo parece muito fofo e gosoto!
Parabéns pela sua partcipação!
Bjs :)

carmencita disse...

Oi Michelle, que bom que você está de volta, e em grande estilo, adorei esse bolo.Bjss

Manuela © disse...

Estes bolos de mel ficaram com óptimo aspecto!

A experiência do intercâmbio é muito engraçada. Em breve chegará o meu dia :)

Ziza disse...

Michelle, o bolinho está lindo. Adorei o toque da fitinha.
Agora, o que eu quero comentar mesmo é o novo layout do teu blog.
FICOU LINDO!!!!!
Parabéns!

Eli disse...

A receita um encanto, e as fotos lindas, lindas!!

www.saboresdalica.blogspot.com